SEQUÊNCIA DIDÁTICA
PROFESSORA
LUCIANE FAGANELLO
TEMA: Identidade, o nome da gente.
OBJETIVOS:
- · Auxiliar na organização de espaços, materiais, brinquedos depois de utilizados pelo coletivo das crianças;
- · Reconhecer o nome como identidade de uma pessoa;
- · Identificar algumas singularidades - próprias e das pessoas com quem convive no cotidiano, em situações de interação.
- · Comunicar-se oralmente com colegas e adultos, de forma clara e organizada, narrando, descrevendo, argumentando, questionando.
- · Recontar histórias com coesão.
- · Estabelecer relação entre o som e a escrita do nome próprio e de algumas palavras.
EXPERIÊNCIA 1
Em roda conversar com as
crianças sobre o nosso nome, porque cada um tem um nome? Você gosta do seu
nome? Que nome gostaria de ter se pudesse mudar? Quem escolheu seu nome? Quem
sabe qual a letra começa o seu nome, cada um que souber irá falar a sua
primeira letra. Vou apresentar o crachá das crianças cada um poderá pegar o seu
e observar, qual letra inicia o seu nome. Com o auxílio do alfabeto móvel cada criança
irá formar seu nome e contar quantas letras precisou para escrevê-lo. O que
será que significa o seu nome? E cada um receberá uma folha com seu nome para
colorir com cola colorida.
EXPERIÊNCIA 2
As crianças irão formar seu
nome com o alfabeto móvel. Auxiliar os que necessitam de ajuda, observar quem
necessita do crachá e quem além do crachá necessita de auxilio da professora ou
dos colegas. Formar o seu nome e em seguida formar o nome dos amigos com o
alfabeto móvel.
EXPERIÊNCIA 3
Achar seu nome em um caça-palavras, ficar
atento ás crianças que conseguirão achar seu nome seu auxílio das professoras,
disponibilizar o alfabeto móvel para que as crianças consigam encontrar todas
as letras do seu nome na ordem. As crianças levarão para casa uma atividade que
deverá ser feita com os pais e em seguida retornar para o CEI, sobre a origem
de seus nomes.
D
|
A
|
V
|
I
|
K
|
L
|
U
|
O
|
P
|
Ç
|
M
|
N
|
B
|
G
|
T
|
U
|
B
|
V
|
C
|
F
|
R
|
Y
|
F
|
C
|
X
|
D
|
R
|
E
|
S
|
A
|
C
|
X
|
Z
|
B
|
G
|
T
|
J
|
M
|
T
|
R
|
O
|
P
|
I
|
U
|
H
|
J
|
N
|
B
|
G
|
F
|
V
|
C
|
F
|
U
|
I
|
O
|
EXPERIÊNCIA 4
Imprimir fotos das crianças
e colocá-las em papel cartão para que seja feita uma moldura, com essas fotos
prontas colocaremos as crianças sentadas em círculos e espalhar as fotos no
chão onde uma de cada vez irá procurar a sua foto e as colocaremos em um mural
que será exposto na sala, escrito: NOSSA TURMA. Faremos um jogo da memória com
as fotos em seguida cada uma levará sua foto até o mural e fixaremos as fotos no mural.
EXPERIÊNCIA 5
Autorretrato. Em roda vamos
relembrar sobre o que estamos aprendendo nessa semana, a importância do nosso
nome, na roda vou passar uma caixa surpresa, cada criança irá pegar a caixa e
olhar o que tem dentro dela e falará sobre o que está vendo. Dentro da caixa
terá um espelho, assim que cada criança se olhar deverá dizer o que está vendo
sem contar para o colega do lado o que tem dentro da caixa. Em seguida as
crianças farão um autorretrato com auxilio do espelho.
EXPERIÊNCIA 6
Tirar as fotos do mural e
espalhar pelo parque para que as crianças procurem cada um a sua foto, não pode
trazer a foto do colega, em seguida iremos pra sala para continuarmos a
atividade com as fotos vindas de casa. Pedir para os pais uma foto de seu filho
de quando era bebê, colocar
todas as fotos das crianças de quando elas eram bebê dentro de uma caixa
decorada. Com a professora irão ficar as fotos atuais. Reunir as crianças e
colocá-las sentadas no chão, em círculo. No centro da roda colocar a caixa.
Chamar uma criança e pedir a ela que retire uma foto da caixa e entregar a
professora. Mostrar a foto a todos e perguntar se eles sabem quem é, se
demorarem a perceber de quem se trata a professora irá mostrar a foto atual
para que eles falem o nome. Indagar as crianças a respeito das semelhanças e
diferenças entre as duas fotos. Onde que estava ou parece estar na foto de
bebê, na cama, no colo de alguém. Perguntar se a criança lembra quando foi
tirada essa foto? Cada criança terá a sua vez. Expor as fotos de bebês ao lado
das fotos atuais no mural.
EXPERIÊNCIA 7
A professora irá declamar a
poesia “Nome da Gente” de Pedro Bandeira e conversaremos sobre o que o autor
quis dizer com este poema. As crianças irão escrever seu nome com caneta
hidrocor no fim do poema. Com giz de cera cada um irá procurar uma palavra que
comece com a mesma letra do seu nome e irá grifá-la. Em roda de conversa
falaremos sobre a identidade de cada um, que cada pessoa é única no mundo, que
não existe em todo o planeta Terra outra pessoa que tenha o mesmo rosto que o
meu ou o deles, que pode existir pessoas parecidas mas não com o mesmo rosto, a
não ser que seja irmãos gêmeos mas que ainda há algumas diferenças, ninguém tem
o olho igual ao meu, da mesma cor sim, não igual, que cada ser humano possuem
nos dedos uma coisa chamada impressão digital, que é o que nos torna realmente
diferentes. Explicar o processo de confecção da carteira de identidade.
EXPERIÊNCIA 8
Em roda aplicar a dinâmica
“Tesouro”. - Incentivar a observação das igualdades e diferenças no grupo, (cor
dos olhos, cabelos, altura, etc.). - Propor o agrupamento de acordo com as
igualdades presentes no grupo, (comprimento do cabelo, altura, meninos e meninas,
etc.) Nesse momento farei a medição de cada criança e colocaremos exposto na
sala para sabermos quem é o menor e quem é o maior, faremos uma tabela quem é
maior e quem é menor da sala. Observar quem tem o pé maior e menor.
EXPERIÊNCIA 9
Em roda de conversa as
crianças irão contar sobre o que os pais escreveram na atividade que foi pra
casa, e que uma das instruções era fazê-la com seu filho, cada um irá contar a
história do seu nome, quem o escolheu, qual seu apelido, como gosta de ser chamado,
quais outros nomes foram sugeridos para cada criança, a ficha preenchida ficará
com a professora para que a mesma possa auxiliar a criança em sua apresentação.
Essa ficha fará parte de um mural que será exposto na parte externa da sala, e
do lado de cada ficha estará a foto da criança bebê e atual. Ao lado da ficha
preenchida com os pais e das fotos das crianças colocaremos o significado do
nome de cada que iremos pesquisar na internet e na mesma roda de conversa
estaremos mostrando para as crianças.Tiraremos fotos das crianças só de rosto
para confeccionarmos a identidade de cada um.
CENTRO DE EDUCAÇÃO
INFANTIL
DIRETORA:
AUXILIAR DE DIREÇÃO:
COORDENADORA PEDAGÓGICA:
PROFESSORA: LUCIANE FAGANELLO
SENHORES PAIS:
Estamos fazendo atividades referentes à
identidade das crianças, com o objetivo:
·
Identificar algumas singularidades - próprias
e das pessoas com quem convive no cotidiano, em situações de interação.
Por isso precisamos da ajuda
de vocês e gostaria que essa ficha fosse preenchida junto com seu filho(a) para
que quando fizermos a leitura a criança possa nos auxiliar na apresentação
desses dados.
Nome da
criança:_________________________________________________
Quem escolheu o
nome?___________________________________________
Porque esse nome foi
escolhido_____________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Foram sugerido outros nomes?
Quais?________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Como seu filho(a) gosta de ser
chamado(a)?____________________________
_______________________________________________________________
EXPERIÊNCIA 10
Para confeccionarmos a
identidade das crianças iremos mostrar como é uma certidão de nascimento, o que
vem escrito em uma certidão de nascimento e o que iremos utilizar dali para a
confecção da identidade de cada, qual família cada criança pertence, quem tem o
sobrenome da mãe e do pai no nome, que possui só o sobrenome da mãe ou só do
pai. Nome dos avós maternos e nome dos avós paternos. Como já conversamos sobre
as digitais de que cada ser humano possuí um conjunto exclusivo de impressões
digitais faremos a coleta das impressões
de cada criança para armazenarmos junto com as atividades da identidade. Neste
dia colocaremos as digitais em uma tabela única para cada criança e faremos a
visualização e procuraremos as diferenças entre uma e outra. Para a confecção
da identidade cada criança ajudará a colar sua foto e escreverá seu nome.
EXPERIÊNCIA 11
Faremos com ajuda das
famílias uma árvore genealógica de cada criança, onde iremos confeccionar com
formas de brigadeiro e cada criança irá desenhar o rosto de cada pessoa da sua
família. Primeiro montaremos a árvore com as crianças em sala, em seguida a
árvore irá para casa para que as famílias escrevam em seus respectivos lugares
o nome de cada integrante da mesma. Quando retornar para o CEI as crianças
desenharão no interior da forminha de brigadeiro o rosto de cada um dos
familiares.
EXPERIÊNCIA 12
Apresentar a poesia para
as crianças “Gente tem sobrenome” (Toquinho). Para que as criança entendam que
o nosso sobrenome fala de nossa família, nossa geração, nossa história. Fazer
com que elas entendam que as pessoas possuem nomes muitas vezes iguais mas que
o sobrenome é diferente e que isso faz a diferença. E entender que as pessoas
da minha família possuem o mesmo sobrenome que eu. Ou seja que eu herdei o
sobrenome ou do pai ou da mãe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário