sábado, 9 de abril de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

PROFESSORA
LUCIANE FAGANELLO

TEMA: Identidade, o nome da gente.

OBJETIVOS:
  • ·         Auxiliar na organização de espaços, materiais, brinquedos depois de utilizados pelo coletivo das crianças;
  • ·         Reconhecer o nome  como identidade de uma pessoa;
  • ·         Identificar algumas singularidades - próprias e das pessoas com quem convive no cotidiano, em situações de interação.
  • ·         Comunicar-se oralmente com colegas e adultos, de forma clara e organizada, narrando, descrevendo, argumentando, questionando.
  • ·         Recontar histórias com coesão.
  • ·         Estabelecer relação entre o som e a escrita do nome próprio e de algumas palavras.


EXPERIÊNCIA 1

Em roda conversar com as crianças sobre o nosso nome, porque cada um tem um nome? Você gosta do seu nome? Que nome gostaria de ter se pudesse mudar? Quem escolheu seu nome? Quem sabe qual a letra começa o seu nome, cada um que souber irá falar a sua primeira letra. Vou apresentar o crachá das crianças cada um poderá pegar o seu e observar, qual letra inicia o seu nome.  Com o auxílio do alfabeto móvel cada criança irá formar seu nome e contar quantas letras precisou para escrevê-lo. O que será que significa o seu nome? E cada um receberá uma folha com seu nome para colorir com cola colorida.

  
EXPERIÊNCIA 2

As crianças irão formar seu nome com o alfabeto móvel. Auxiliar os que necessitam de ajuda, observar quem necessita do crachá e quem além do crachá necessita de auxilio da professora ou dos colegas. Formar o seu nome e em seguida formar o nome dos amigos com o alfabeto móvel.

EXPERIÊNCIA 3

 Achar seu nome em um caça-palavras, ficar atento ás crianças que conseguirão achar seu nome seu auxílio das professoras, disponibilizar o alfabeto móvel para que as crianças consigam encontrar todas as letras do seu nome na ordem. As crianças levarão para casa uma atividade que deverá ser feita com os pais e em seguida retornar para o CEI, sobre a origem de seus nomes.


D
A
V
I
K
L
U
O
P
Ç
M
N
B
G
T
U
B
V
C
F
R
Y
F
C
X
D
R
E
S
A
C
X
Z
B
G
T
J
M
T
R
O
P
I
U
H
J
N
B
G
F
V
C
F
U
I
O



 EXPERIÊNCIA 4

Imprimir fotos das crianças e colocá-las em papel cartão para que seja feita uma moldura, com essas fotos prontas colocaremos as crianças sentadas em círculos e espalhar as fotos no chão onde uma de cada vez irá procurar a sua foto e as colocaremos em um mural que será exposto na sala, escrito: NOSSA TURMA. Faremos um jogo da memória com as fotos em seguida cada uma levará sua foto até o mural e  fixaremos as fotos no mural.

EXPERIÊNCIA  5

Autorretrato. Em roda vamos relembrar sobre o que estamos aprendendo nessa semana, a importância do nosso nome, na roda vou passar uma caixa surpresa, cada criança irá pegar a caixa e olhar o que tem dentro dela e falará sobre o que está vendo. Dentro da caixa terá um espelho, assim que cada criança se olhar deverá dizer o que está vendo sem contar para o colega do lado o que tem dentro da caixa. Em seguida as crianças farão um autorretrato com auxilio do espelho.

  EXPERIÊNCIA 6

Tirar as fotos do mural e espalhar pelo parque para que as crianças procurem cada um a sua foto, não pode trazer a foto do colega, em seguida iremos pra sala para continuarmos a atividade com as fotos vindas de casa. Pedir para os pais uma foto de seu filho de quando era bebê, colocar todas as fotos das crianças de quando elas eram bebê dentro de uma caixa decorada. Com a professora irão ficar as fotos atuais. Reunir as crianças e colocá-las sentadas no chão, em círculo. No centro da roda colocar a caixa. Chamar uma criança e pedir a ela que retire uma foto da caixa e entregar a professora. Mostrar a foto a todos e perguntar se eles sabem quem é, se demorarem a perceber de quem se trata a professora irá mostrar a foto atual para que eles falem o nome. Indagar as crianças a respeito das semelhanças e diferenças entre as duas fotos. Onde que estava ou parece estar na foto de bebê, na cama, no colo de alguém. Perguntar se a criança lembra quando foi tirada essa foto? Cada criança terá a sua vez. Expor as fotos de bebês ao lado das fotos atuais no mural.

EXPERIÊNCIA 7

A professora irá declamar a poesia “Nome da Gente” de Pedro Bandeira e conversaremos sobre o que o autor quis dizer com este poema. As crianças irão escrever seu nome com caneta hidrocor no fim do poema. Com giz de cera cada um irá procurar uma palavra que comece com a mesma letra do seu nome e irá grifá-la. Em roda de conversa falaremos sobre a identidade de cada um, que cada pessoa é única no mundo, que não existe em todo o planeta Terra outra pessoa que tenha o mesmo rosto que o meu ou o deles, que pode existir pessoas parecidas mas não com o mesmo rosto, a não ser que seja irmãos gêmeos mas que ainda há algumas diferenças, ninguém tem o olho igual ao meu, da mesma cor sim, não igual, que cada ser humano possuem nos dedos uma coisa chamada impressão digital, que é o que nos torna realmente diferentes. Explicar o processo de confecção da carteira de identidade.




EXPERIÊNCIA 8

 Em roda aplicar a dinâmica “Tesouro”. - Incentivar a observação das igualdades e diferenças no grupo, (cor dos olhos, cabelos, altura, etc.). - Propor o agrupamento de acordo com as igualdades presentes no grupo, (comprimento do cabelo, altura, meninos e meninas, etc.) Nesse momento farei a medição de cada criança e colocaremos exposto na sala para sabermos quem é o menor e quem é o maior, faremos uma tabela quem é maior e quem é menor da sala. Observar quem tem o pé maior e menor.

EXPERIÊNCIA 9

Em roda de conversa as crianças irão contar sobre o que os pais escreveram na atividade que foi pra casa, e que uma das instruções era fazê-la com seu filho, cada um irá contar a história do seu nome, quem o escolheu, qual seu apelido, como gosta de ser chamado, quais outros nomes foram sugeridos para cada criança, a ficha preenchida ficará com a professora para que a mesma possa auxiliar a criança em sua apresentação. Essa ficha fará parte de um mural que será exposto na parte externa da sala, e do lado de cada ficha estará a foto da criança bebê e atual. Ao lado da ficha preenchida com os pais e das fotos das crianças colocaremos o significado do nome de cada que iremos pesquisar na internet e na mesma roda de conversa estaremos mostrando para as crianças.Tiraremos fotos das crianças só de rosto para confeccionarmos a identidade de cada um.

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DIRETORA:
AUXILIAR DE DIREÇÃO:
COORDENADORA PEDAGÓGICA:
PROFESSORA: LUCIANE FAGANELLO
                       

SENHORES PAIS:
Estamos fazendo atividades referentes à identidade das crianças, com o objetivo:
·         Identificar algumas singularidades - próprias e das pessoas com quem convive no cotidiano, em situações de interação.
Por isso precisamos da ajuda de vocês e gostaria que essa ficha fosse preenchida junto com seu filho(a) para que quando fizermos a leitura a criança possa nos auxiliar na apresentação desses dados.
Nome da criança:_________________________________________________
Quem escolheu o nome?___________________________________________
Porque esse nome foi escolhido_____________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Foram sugerido outros nomes? Quais?________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Como seu filho(a) gosta de ser chamado(a)?____________________________
_______________________________________________________________


EXPERIÊNCIA 10

Para confeccionarmos a identidade das crianças iremos mostrar como é uma certidão de nascimento, o que vem escrito em uma certidão de nascimento e o que iremos utilizar dali para a confecção da identidade de cada, qual família cada criança pertence, quem tem o sobrenome da mãe e do pai no nome, que possui só o sobrenome da mãe ou só do pai. Nome dos avós maternos e nome dos avós paternos. Como já conversamos sobre as digitais de que cada ser humano possuí um conjunto exclusivo de impressões digitais faremos  a coleta das impressões de cada criança para armazenarmos junto com as atividades da identidade. Neste dia colocaremos as digitais em uma tabela única para cada criança e faremos a visualização e procuraremos as diferenças entre uma e outra. Para a confecção da identidade cada criança ajudará a colar sua foto e escreverá seu nome.



EXPERIÊNCIA 11

Faremos com ajuda das famílias uma árvore genealógica de cada criança, onde iremos confeccionar com formas de brigadeiro e cada criança irá desenhar o rosto de cada pessoa da sua família. Primeiro montaremos a árvore com as crianças em sala, em seguida a árvore irá para casa para que as famílias escrevam em seus respectivos lugares o nome de cada integrante da mesma. Quando retornar para o CEI as crianças desenharão no interior da forminha de brigadeiro o rosto de cada um dos familiares.

EXPERIÊNCIA 12



Apresentar a poesia para as crianças “Gente tem sobrenome” (Toquinho). Para que as criança entendam que o nosso sobrenome fala de nossa família, nossa geração, nossa história. Fazer com que elas entendam que as pessoas possuem nomes muitas vezes iguais mas que o sobrenome é diferente e que isso faz a diferença. E entender que as pessoas da minha família possuem o mesmo sobrenome que eu. Ou seja que eu herdei o sobrenome ou do pai ou da mãe.







Nenhum comentário:

Postar um comentário