quinta-feira, 14 de abril de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
2º PERÍODO
Professora Luciane


Tema: Quantidade; Os números que nos cercam.

Objetivos
  •    Compartilhar ideias, opiniões e conhecimentos com os colegas.
  •    Expressar ideias e palpite(formulação de ideias e suposições) em rodas de conversa.
  •     Narrar fatos em sequência temporal e causal.
  •     Reconhecer a função dos números nos diversos contextos em que se encontram (relógio, calendário, calçado, número de casa, telefone, calculadora, fita métrica, trena, etc.)
  •     Relacionar a linguagem diária com a linguagem e os símbolos matemáticos.
  •  Relacionar uma quantidade ao símbolo que ele representa.
  •   Resolver situações-problema que envolvam  operações como diminuir, acrescentar, dividir e multiplicar, fazendo o uso de diferentes representações.


Pontos de Observação:
  Observar se as crianças compreenderam a função social dos números 
 Observar se as crianças perceberam e expressaram as diferentes funções dos números,  e se  fizeram tentativas de escrita numérica segundo um modelo convencional.


Experiência 1
Na roda de conversa, solicitaremos que as crianças observem a própria sala,  procurando  onde estão os objetos  com registros numéricos. As crianças podem circular pela sala e apontar para  o relógio, calendário, livros entre outros (por no máximo 5 minutos). Em seguida, todos sentam novamente na roda e cada um relata o que encontrou. Após questionaremos para que serve os números? Onde encontramos os números na nossa sala? Deixaremos que cada criança se expresse e registraremos as falas.

Experiência 2- Quantos anos você tem?
Em roda de conversa destacaremos alguns pontos de discussão, fazendo os seguintes questionamentos: as pessoas que você conhece são da mesma idade (pedir que justifiquem as respostas)? Qual a sua idade? Qual o colega mais velho e o mais novo da turma? Escreveremos no quadro uma lista numérica (1 a 10) solicitando que as crianças (individualmente) indiquem qual o numeral que representa sua idade. Conversaremos sobre o aniversário de cada criança: quando comemora e qual o significado para ela pedindo a cada um que diga quantos anos irá completar até o final do ano. Em seguida, convidaremos as crianças a desenharem um bolo e representarem o numero de sua idade utilizando palitos de picolé e escrevendo o número.
                                  
Experiência 3- Qual o número do seu sapato?
1º momento
Na roda de conversa, discutiremos sobre o uso dos números para identificar o tamanho das roupas e sapatos. Perguntaremos a cada criança:  qual o tamanho da sua camisa? Qual o tamanho dos seus sapatos (tênis ou sandália). ouviremos as falas e compararemos as respostas com as crianças. Depois, pediremos que cada um tire um calçado e verifique a numeração do mesmo. Em seguida, em grupo iremos produzir um cartaz com o contorno e a escrita da numeração dos sapatos de cada criança membro do grupo.


Experiência 4: Qual o número da sua casa?

Em roda de conversa explicaremos para as crianças que uma das funções dos números é a identificação da moradia. Por exemplo, as casas e os apartamentos são numerados para facilitar o trabalho dos correios, das prefeituras etc. Portanto, questionaremos qual o número da sua casa ou apartamento? Anotaremos as respostas no quadro para que elas visualizem a escrita numérica. Em seguida, cada um desenha sua moradia e identifica com a escrita numérica  Ao final da atividade, perguntaremos a cada um qual número que escreveu e caso a criança não tenha desenvolvido a escrita convencional, registraremos ao lado da escrita dela.

Experiência 5- Os números no CEI

Faremos um passeio no CEI, combinando antecipadamente com as crianças e discutindo sobre os espaços que serão visitados. Conversaremos na sala sobre a função dos números na sociedade, questionando se o CEI também utiliza a escrita numérica. Depois organizaremos a turma para fazer a visita  em busca de marcas e registros com números. Escolheremos pontos estratégicos para que as crianças façam uma parada e observem em qual local ou objeto existe a escrita numérica. Também entrevistaremos um funcionário(a) da CEI, como a secretária e a cozinheira, para saber se  utilizam números no seu trabalho e  como fazem esse uso. Ao retornarmos deixaremos as crianças relatarem o que observaram no passeio, onde encontraram os números ou a escrita numérica, e cozinheira e a secretaria utilizam números? Em seguida, convidaremos as crianças a fazerem um desenho representando os locais visitados e ao final, faremos uma exposição na turma.



Experiência 6- Vamos telefonar? 

 1º momento
Conversaremos sobre o uso dos números no sistema telefônico. Perguntando: quem tem telefone fixo? Quem tem aparelho celular? Quem usa o telefone público (orelhão)?  Você tecla  em quais símbolos para ligar para alguém? Observando se as crianças sabem os números de memória. Apresentaremos alguns números de telefones da cidade que são de utilidade pública, como, os números dos bombeiros, da polícia, do SAMU. Escreveremos os números bem legíveis em cartaz fixando na sala Assim, as crianças podem  mostrar os números que conhecem (indicados no cartaz). Lembrando que só podem ser usados em caso de emergência.


2º momento

Convidaremos as crianças a recortarem de revistas a gravuras de telefones fixos ou celular para que indiquem os números de seu telefone e registrem.  Questionaremos qual número que foi escrito e registraremos a fala das crianças na própria atividade.

Experiência 7 jogos e brincadeiras

Ponto de ônibus

Em roda de conversa apresentar para as crianças o DADO, contar quantos lados eles possui e observar qual das crianças irão distinguir o que tem em cada lado do dado. Explicar que o dado serve para fazermos atividades matemáticas. Ele pode nos auxiliar quando vamos somar uma quantidade ou diminuí-la.
Em uma cartolina vou montar um tabuleiro para quatro crianças jogarem, cada criança vai escolher a cor da sua coluna e colocar o “ônibus no inicio do jogo”. Começará o jogo quem tirar o maior número no dado. O primeiro a jogar lança o dado e coloca dentro do ônibus a quantidade de palitos correspondente ao número que saiu no dado. A cada rodada, os jogadores avançam seus ônibus uma casa na coluna respectiva. No final do jogo  iremos fazer a contagem dos palitos e ganha o jogador que tiver mais palitos dentro de seu ônibus.
Resolver problemas que envolvem a comparação e a quantidade, entre os jogadores, ver quem levou mais passageiros e quem levou menos e identificar a posição de cada jogador, 1°, 2°, 3°, 4°. Fazer a ilustração da jogada em uma ficha onde ao término de cada jogada a criança desenhara a quantidade de passageiros que tinha em seus ônibus em uma ficha onde terá especificado a 1ª, 2ª e a 3ª jogada de cada grupo.




Experiência 8 colhendo maçãs

Montar 5 tabuleiros com uma árvore desenhada em cada, em cada tabuleiro jogarão 2 crianças e em cada um terá 20 maçãs e um dado, as maçãs serão distribuídas sobre a árvore e começará a brincadeira quem tirar o maior número quando jogar o dado. O primeiro jogador lança o dado conta o número de pontos obtido e retira da árvore as maçãs correspondentes, depois é a vez do outro jogador as maçãs arrecadas ficará dentro de um copo descartável, cada jogador terá o seu. Ganhará o jogo quem tiver mais maçãs quando elas acabarem no tabuleiro.
Variação

1.    Aumentar o número de maçãs no tabuleiro.
2.    Situação problema: comparar a quantidade do colega com a sua.

Experiência 9  Rouba malha com números

Organizar as crianças em duas equipes e posicioná-los em fila uma equipe de frente para a outra colocar um pedaço de tecido em cima de uma cadeira que ficará entre as duas equipes na mão de cada criança será escrito um número e na mão do outro grupo também.
Explicar como será a brincadeira e fazer com as crianças as regras do jogo, iniciará a brincadeira com a professora dizendo um número aleatório e a criança de cada equipe que estiver com esse número deverá correr para pegar o pano, vence a brincadeira a equipe que pegar mais vezes o pano.

Experiência 10 parlendas

A galinha do vizinho
1° momento

Apresentar para as crianças a parlenda em cartaz com a escrita do número e entregar para cada um uma folha com a parlenda escrita, fazer a leitura da mesma e pedir para as crianças acompanharem com o dedo a leitura, faremos um jogral onde cada aluno vai ler um verso ou uma linha. Em seguida apresentar a mesma parlenda mas representada pelo numeral, perguntar para as crianças quais as diferenças que eles enxergam em cada cartaz? As crianças irão sublinhar no cartaz os números que a professora sugerir aleatoriamente. A folha com a parlenda será ilustrada conforme o que diz na mesma. 

2° momento

Os alunos receberam duas fichas, com a parlenda para ser completada, na primeira eles deverão escrever em algarismo o número presente em cada verso.
Na segunda os alunos irão representar a quantidade de ovos correspondente a cada verso, irão desenhá-los e depois pintá-los. Questionar as crianças durante a atividade se eles percebem que a cada verso aumenta um ovo, para que eles possam fazer correspondência entre a representação do algarismo e a quantidade de ovos.
Perguntar se alguém conhece mais alguma parlenda que também tenha números.

Experiência 11 parlenda

Um, dois feijão com arroz.

1° momento

Recitar a parlenda com auxilio do cartaz, assim como na parlenda anterior essa também será feito dois cartazes um com a escrita do número e outro com o numeral. Entregar para as crianças uma folha com a parlenda escrita e cada um deverá sublinhar a escrita do número. Após as crianças receberam a parlenda incompleta para completaram com a escrita dos números.

2° momento

As crianças receberão a parlenda incompleta para completarem com o numeral a sequência. Após o termino desta atividade, fazer as crianças perceberem as rimas presentes em cada verso, o que rima com o que? E porque rima com isso?



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